Marta Faustino (org.) / Federico Testa (org.) FILOSOFIA COMO MODO DE VIDA: ENSAIOS ESCOLHIDOS

Marta Faustino (org.) / Federico Testa (org.)

Filosofia como Modo de Vida: Ensaios Escolhidos

    E se, além de um conjunto de doutrinas, enunciados teóricos e sistemas conceptuais, a filosofia pudesse ser pensada como algo vivido, como uma condição existencial e como a escolha fundamental de um modo de vida? E se a verdade que buscam os filósofos não fosse somente um corpo de conhecimentos teóricos sobre o mundo, mas uma verdade capaz de transformar-nos eticamente? É essa imagem da filosofia que propõem autores como Pierre Hadot ou Michel Foucault. Para esses autores, os exercícios espirituais, as técnicas de si e as artes de viver dos antigos e de todas as suas recuperações ao longo da história do pensamento ocidental revelam uma outra história da filosofia.

     Tomando como ponto de partida e inspiração esta reinterpretação da história da filosofia, o volume que aqui se apresenta consiste numa colectânea de ensaios subordinados ao tema «filosofia como modo de vida», escritos por alguns dos mais renomados autores do debate anglófono contemporâneo, nomeadamente, John Sellars, Michael Chase, Ian Hunter, Daniele Lorenzini, John Cooper, Martha Nussbaum, Julia Annas, Matthew Sharpe, Martine Béland, Michael Ure, Keith Ansell-Pearson, Tobias Dahlkvist e Arnold I. Davidson.

     É possível reactualizar a imagem da filosofia como uma escolha radical de um modo de vida? Podemos nós, modernos, apropriar-nos das ferramentas desenvolvidas pelos antigos para nos transformarmos a nós mesmos de um ponto de vista ético? E que consequências tal acarretaria para a própria prática filosófica contemporânea? Eis algumas das questões às quais os ensaios reunidos neste volume pretendem dar resposta.

Lisboa

Edições 70

516 páginas

ISBN : 9789724425269

2022



Citer ce billet
Patrick Wotling (2023, 17 mai). Marta Faustino (org.) / Federico Testa (org.) FILOSOFIA COMO MODO DE VIDA: ENSAIOS ESCOLHIDOS. GIRN. Consulté le 18 mai 2024, à l’adresse https://doi.org/10.58079/p24a

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Ce site utilise Akismet pour réduire les indésirables. En savoir plus sur comment les données de vos commentaires sont utilisées.